Amplificadores e equalizadores Tojo, o grande sucesso dos anos 80
Tojo indústria e comércio ltda, uma empresa que sempre se privilegiou em manter uma tradição e um compromisso fiel com o mercado. Inicialmente dirigida a um segmento mais específico de amplificadores e equalizadores para sonorização automotiva, a TOJO firmou-se no mercado como uma empresa de qualidade e alta tecnologia, empregando em seus produtos o Know How mais apurado.
Sua história pode ser contada a partir da década de 60 com a STEREOTEC, uma assistência técnica no bairro da Sta. Ifigênia. em São Paulo.
Importando do exterior as novas tendências do mercado, na década de 70, mais precisamente em 1978 surge o Equalizador GR60.
Em 1980 é lançado 0 GR-80E, um equalizador com éco.
Em 1983, a TOJO lança o conceito de conversor PWM, que torna possível altas potências a partir da bateria do carro. Essa tecnologia é usada no GR-2000, um equalizador com 200 watts de potência.
O ano de 1985 é marcado pelo nascimento da TOJO DA AMAZÔNIA, deixando de centralizar tudo no bairro do Cambucí, a TOJO instala uma fábrica em Manaus.
Em 1988 é lançado o Mixer AMT-88, um dos primeiros a serem lançados no Brasil. Também em 1988 nascia a marca ASCAR, uma marca japonesa que a TOJO registrou no Brasil.
Em 1993 a marca ASCAR é lançada no mercado. Nesse mesmo ano é lançado o TCD-2211, um toca-discos laser com capacidade para 10 discos.
A tojo da Amazônia e tojo São Paulo, produziam aproximadamente 25000 aparelhos por mês.
Surgiram muitos produtos, foram 20 anos inovando o mercado até novembro de 1998.
1998, foi o ano em que a TOJO fechou suas portas. Deixando uma lacuna no mercado.
Com a "falência" da Tojo a lacuna que ficou no mercado logo foi preenchida por outras empresas.
Desejamos levar até você alguma informação sobre uma linha de produtos que marcou a história do mercado de som automotivo.
Lembramos muito bem que a TOJO já foi referência de compra. Ao invés de dizer por exemplo: Eu comprei um equalizador a pessoa dizia: Comprei um TOJO.
Restaurei alguns equalizadores tojo e estou postando um pouco da sua história aqui nesse artigo, espero ter ajudado alguns amigos a recordar desse ícone dos anos
80 e mostrado aos jovens o que nós usávamos nos nossos "Passat´s, Fuscas, Brasilias" e outros carros dos anos 70,80 e 90 !!
Numa postagem mais antiga deste blog publiquei esquemas da maioria dos modelos de Tojos já fabricados, usem essas informações em suas instalações, não queimem estas relíquias
pois fica muito caro o conserto e raros são os técnicos que os consertem!
As fotos que ilustram este post são os tojos que restaurei e todos estão à venda!
Alguns trechos reproduzidos de (Loja DO&PI)
"Restaurar o melhor e mais eficiente meio de se reciclar"